SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1A critical reflection on the sociolinguistic theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Print version ISSN 0102-4450

Abstract

SARDINHA, Tony Berber. As metáforas do presidente lula na perspectiva da linguística de corpus: o caso do desenvolvimento. DELTA [online]. 2010, vol.26, n.1, pp.163-190. ISSN 0102-4450.  https://doi.org/10.1590/S0102-44502010000100007.

Um dos grandes fenômenos linguísticos da vida política brasileira recente é o que a mídia vem chamando de 'metáforas do presidente Lula'. O ponto de partida deste trabalho é o fato de que deve haver muitas metáforas que passam despercebidas no discurso do presidente e que podem ser descobertas por meio de pesquisa com corpora eletrônicos. Investigamos a presença de metáforas conceptuais relacionadas a 'desenvolvimento' em um corpus composto por pronunciamentos emitidos ao longo de três anos pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Os resultados indicam que há uso sistemático de três conceitos metafóricos que definem a noção de desenvolvimento do chefe de Estado: VIAGEM, CONSTRUÇÃO e ORGANISMO. Esses três conceitos, em geral, equacionam desenvolvimento com um processo longo, construído, planejado e gerado pelo governo.

Keywords : metáfora; Linguística de Corpus; presidente Lula; WordSmith Tools.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License