SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Cruzamento vocabular: um subtipo da composição?O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

versão impressa ISSN 0102-4450versão On-line ISSN 1678-460X

Resumo

FREITAG, Raquel Meister Ko.. Uso, crença e atitudes na variação na primeira pessoa do plural no Português Brasileiro. DELTA [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.889-917. ISSN 1678-460X.  https://doi.org/10.1590/0102-44506992907750337.

Estudos sociolinguísticos têm evidenciado a não relevância da escolarização na expressão da 1ª pessoa do plural no Português Brasileiro, o que sugere aparentemente não haver estigma associado ao uso dessas formas. No entanto, nem sempre o comportamento linguístico corresponde às crenças e atitudes acerca do fenômeno, e do ponto de vista da avaliação social, pode haver gradiências de estratificação social e estilística. Com o objetivo de investigar estes gradientes, somente resultados de distribuição sociodemográfica das variáveis não são o bastante; é preciso triangular o máximo de evidências de diferentes fontes perceptuais. São apresentadas e discutidas estratégias para mensurar a avaliação social do fenômeno, considerando o encaixamento na estrutura linguística e os efeitos das fontes institucionais no condicionamento da mudança.

Palavras-chave : Percepção; atitudes linguísticas; 1a pessoa do plural; Português Brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )