SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4O milagre da leitura: de sinais escritos a imagens imortaisHeterogeneidade na pesquisa em Linguística Aplicada: dialogismo como princípio de construção de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

versão impressa ISSN 0102-4450versão On-line ISSN 1678-460X

Resumo

RENAU, Irene  e  CAMPO, Araceli ALONSO. Sistematização de definições baseadas em corpus em lexicografia de segundas línguas. DELTA [online]. 2016, vol.32, n.4, pp.953-979. ISSN 1678-460X.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-44500700542375362.

Este estudo explora a aplicação de uma metodologia de análise semântica para a criação de definições destinadas aos dicionários de aprendizagem. Definir palavras é uma arte complicada, que tradicionalmente foi legada às capacidades gerais de redação do lexicógrafo, à introspecção ou mesma à intuição. Nas últimas décadas, muitos esforços foram realizados para sistematizar a técnica, nomeadamente com a eclosão dos dicionários didáticos. Neste artigo, tenta-se demonstrar que ainda há lugar para a melhora, e que a análise sistemática de corpus pode aplicar-se à construção de melhores explicações para o significado das palavras. Explicam-se os antecedentes teóricos selecionados para o nosso estudo, a metodologia associada e cinco estratégias específicas que podem guiar o lexicógrafo no seu trabalho. Para proporcionar um exemplo concreto, mostramos a nossa experiência com um projeto de dicionário para estudantes de espanhol como língua estrangeira, atualmente em desenvolvimento mas que mostra já um núcleo de verbos altamente frequentes do espanhol disponíveis on-line.

Palavras-chave : análise semântica; definição fraseológica; linguística de corpus; padrões lexicales.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )