SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33MANAGING THE HIRED TEACHER’S STIGMA: A CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS“dressing like an angel”: morality and educational practices in são joão del-rei (1930-1946) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SETTON, Maria da Graça J.  and  OLIVEIRA, Mirtes Marins de. OS MUSEUS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS. Educ. rev. [online]. 2017, vol.33, e162678.  Epub Sep 21, 2017. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698162678.

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão acerca dos espaços museológicos como prática educativa. Concebendo-os como um lazer diferenciado, tem-se uma falsa representação de que parte da população seria incapaz de usufruir de seus acervos. Partindo de uma perspectiva histórica acerca dos museus e da teoria de Pierre Bourdieu, procurou-se observar estruturas mentais que instauram barreiras culturais para algumas linguagens e práticas. Nesse sentido, como inspiração, visitaram-se alguns acervos no intuito de apreender as estratégias de aproximação e/ou afastamento de suas exposições. Para finalizar, problematizando o envolvimento com práticas de cultura responsáveis em grande parte pela formação de um capital cultural, provocou-se a reflexão sobre as diferentes formas de apreciar e de se sensibilizar com artefatos culturais diversos.

Keywords : Museus; Arbitrário cultural; Legitimidade cultural; Educação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )