SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número37Secularização em Max Weber: Da contemporânea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentidoAnálise Dramatúrgica e Teoria Sociológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

BEATO F., Claudio C.. Determinantes da criminalidade em Minas Gerais. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 1998, vol.13, n.37, pp.74-87. ISSN 1806-9053.  https://doi.org/10.1590/S0102-69091998000200004.

O artigo tem um duplo objetivo. Primeiro, estabelecer uma discussão acerca das abordagens que tratam da distribuição espacial da criminalidade. Quais as implicações teóricas da utilização de dados espaciais para o estudo da criminalidade? Segundo o autor, ao deslocar a atenção para os locais de incidência de crimes, ao invés das características dos criminosos, é possível uma análise dos componentes racionais e utilitaristas de determinados tipos de delitos. O outro objetivo do artigo é fazer uma análise, a partir das premissas teóricas estabelecidas anteriormente, da incidência da criminalidade nos 756 municípios de Minas Gerais durante o ano de 1991. Para tal, são utilizados índices corrigidos através dos estimadores empíricos de Bayes para todos os municípios, correlacionados com indicadores socioeconômicos.

Palavras-chave : Criminalidade violenta; Crime e racionalidade; Minas Gerais e criminalidade; Georeferenciamento e criminalidade; Espaço e crime.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons