SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue94REPUBLICANISM, FEMINISM AND INEQUALITY: ENLARGING THE CONCEPT OF FREEDOM AS NON-DOMINATIONBETWEEN THE DUTY OF THE ROBE AND THE SUPPORT OF FATIGUES: JUDICIAL INDEPENDENCE AND IMPARTIALITY IN THE BRAZILIAN SUPREME COURT DURING THE MILITARY REGIME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Sociais

On-line version ISSN 1806-9053

Abstract

BATISTA, Mariana  and  DOMINGOS, Amanda. MAIS QUE BOAS INTENÇÕES: TÉCNICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS NA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329414.  Epub July 13, 2017. ISSN 1806-9053.  https://doi.org/10.17666/329414/2017.

Como técnicas quantitativas e qualitativas podem ser mobilizadas para avaliar o impacto de políticas públicas? Este trabalho tem por objetivo apresentar os fundamentos da avaliação de impacto e discutir as principais técnicas utilizadas para quantificar ou para qualificar o impacto das políticas. Para tanto, apresentamos o experimento controlado e técnicas quase-experimentais como ferramentas de identificação do efeito causal das políticas e técnicas de observação, entrevista em profundidade e grupos focais como formas de compreender o seu impacto sobre a qualidade de vida dos beneficiários. As diferentes técnicas são apresentadas com exemplos práticos de políticas públicas. Os resultados indicam que as abordagens quantitativa e qualitativa respondem à questões diferentes na avaliação. Contudo, ambas são fundamentais para a formulação de políticas baseada em evidências.

Keywords : Avaliação de impacto; Experimentos; Quase-experimentos; Observação; Entrevistas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )