SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Conhecimento sobre ação coletiva e movimentos sociais: pontos para uma análise dos protestos sociais em ÁfricaMudanças climáticas e distribuição social da percepção de risco no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

DUTRA, Rogéria Campos de Almeida. Consumo alimentar infantil: quando a criança é convertida em sujeito. Soc. estado. [online]. 2015, vol.30, n.2, pp.451-469. ISSN 0102-6992.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-699220150002000009.

Este artigo traz como proposta a reflexão sobre o consumo alimentar infantil em locais públicos, como escolas e creches, e a mobilização de setores da sociedade brasileira no sentido da normatização deste consumo. Este debate tem como cenário a mídia impressa, jornais e revistas de alcance nacional - os jornais Folha de S. Paulo e O Globoe as revistas Época e Veja-, investigada nos últimos dez anos. Trata-se de tema polêmico, recente em nossa sociedade, refletindo transformações ocorridas no contexto do estatuto da criança como sujeito (consumidor), de seu papel na família, bem como de uma nova ingerência do Estado nas ações de vida dos cidadãos.

Palavras-chave : consumo; hábitos alimentares; crianças; família; sociedade civil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )