SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Personalidade e protesto político na América Latina: bases psicossociais da contestaçãoMetropolização, homicídios e segurança pública na área metropolitana de Brasília: o município de Águas Lindas de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade e Estado

versão impressa ISSN 0102-6992

Resumo

GRUN, Roberto. Capital cultural, conhecimento e dominação social: as pistas e os problemas levantados pela dominação financeira contemporânea. Soc. estado. [online]. 2016, vol.31, n.2, pp.403-431. ISSN 0102-6992.  https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000200006.

O mundo das finanças costuma ser visto como a esfera mais racional da sociedade, na qual só funcionam e são admitidas considerações práticas de ordem econômica. O intuito deste artigo é de, a partir de alterações recentes da economia brasileira, mostrar como esse espaço está, ele também, baseado num conjunto de pressupostos culturais. Mudando esses pressupostos, muda também o conjunto de possibilidades abertas para a ação e a reflexão econômica, com consequências importantes também na esfera política, a ponto de podermos afirmar a existência de um novo modo de dominação. O material empírico para o desenvolvimento dessa hipótese vem prioritariamente das transformações do campo das finanças no Brasil recente e a tentativa de demonstração apresenta algumas nuances dos sistemas classificatórios que regem o campo do poder da contemporaneidade nacional. As transformações, e as ações dos atores que nelas estão implicados, desvelam também um sistema classificatório robusto, surgido fundamentalmente com a redemocratização do Brasil, cuja pregnância espero conseguir demonstrar no texto.

Palavras-chave : conflito cultural; alto/baixo clero; "lição de casa"; fundos de pensão; Partido da imprensa Golpista (PiG); "mensalão".

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )