SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2The global and the local in sociological researchCitizenship in (sub) urban spaces: the Theater of the Oppressed in the Alto da Cova da Moura and in the Vale da Amoreira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sociedade e Estado

Print version ISSN 0102-6992On-line version ISSN 1980-5462

Abstract

SILVA, Bráulio Figueiredo Alves da; PRATES, Antônio Augusto Pereira; CARDOSO, Alexandre Antônio  and  ROSAS, Nina. O suicídio no Brasil contemporâneo. Soc. estado. [online]. 2018, vol.33, n.2, pp.565-579. ISSN 1980-5462.  https://doi.org/10.1590/s0102-699220183302014.

Como um grave problema de saúde pública, não é recente o interesse das organizações internacionais pela problemática da mortalidade por suicídio, tanto nos distintos grupos etários como nos segmentos socioeconômicos. A sociologia, desde suas origens, oferece explicações a respeito dos determinantes estruturais desse fenômeno. As estatísticas oficiais indicam que o Brasil é o oitavo país com o maior número de suicídios no mundo, todavia, existem poucos estudos que se dedicam a tratar do assunto, ainda que o suicídio tenha elevada prevalência em muitas sociedades contemporâneas. Partindo dessa lacuna na literatura, este artigo apresenta os padrões das mortes por suicídios no Brasil entre os anos de 1980 a 2010, usando informações do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/DataSUS), do Ministério da Saúde. Ao tomar como unidade de análise os municípios brasileiros, análises exploratórias e econométricas foram usadas a fim de verificar o efeito de elementos de integração social sobre as taxas de suicídios. Adicionalmente, investigou-se como o espaço é uma variável relevante para o estudo desse fenômeno, indicando para duas grandes regiões de conglomerados espaciais no Brasil. Os resultados apontam uma possível associação entre fatores de baixa integração social e maior taxa de suicídio no Brasil.

Keywords : Suicídio; Saúde pública; Teoria durkheimiana; Análise espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )