SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Discursive repertoires contemporaries on the racial inequalities in Brazil: a study with postgraduate students from ParaíbaAdvertising to children: an analysis of persuasive tactics on a free channel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

SOUZA FILHO, Edson A. de; BELDARRAIN-DURANDEGUI, Angel  and  SCARDUA, Anderson. A infância segundo familiares e educadores: etnia e classe social. Psicol. Soc. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp.123-133. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/S0102-71822013000100014.

Observamos representações sociais da infância entre pais/educadores, segundo etnia e classe social. Perguntamos o que é uma criança do nascimento aos seis anos de idade "em geral", o que agrada/desagrada nela e como mudá-la. Organizamos os temas em aspectos individuais, relações básicas, relações interpessoais, relações de poder, valores morais. A pergunta em geral e como mudar geraram mais convergências intergrupais. Os temas individuais, relações interpessoais e valores morais se associaram mais à infância "em "geral", enquanto relações básicas e relações de poder ao que agrada/desagrada. Constatamos mais regularidade entre o que desagrada e como mudar a criança em relações de poder entre os brancos, morenos e negros de classe média, enquanto entre judeus individuais e relações interpessoais. Os brancos de meio popular mencionaram mais relações básicas e, morenos e negros, relações interpessoais. Discutimos a dinâmica de interações entre grupos minoritários assertivos e majoritários com mais reconhecimento social de traços socioculturais.

Keywords : infância; representações sociais; psicologia social; psicologia cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License