SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Creating work subjectivities: implications of the psychological discourse in the world of work and organizationsSocial representations of violence in old age: comparative study between health professionals and staff of community health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia & Sociedade

On-line version ISSN 1807-0310

Abstract

SANCOVSCHI, Beatriz  and  KASTRUP, Virgínia. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicol. Soc. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp.193-202. ISSN 1807-0310.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822013000100021.

O objetivo deste artigo é analisar a aprendizagem da atenção nas práticas de estudo dos estudantes de psicologia na contemporaneidade. Ao invés de apresentar as transformações em relação às práticas tradicionais em termos de déficit ou de falta, procuramos investigar algumas das novas formações subjetivas/cognitivas que vêm surgindo, sobretudo em função do acoplamento com as novas tecnologias. Buscamos desenhar uma cartografia da cognição contemporânea realizando entrevistas com estudantes de psicologia do município do Rio de Janeiro, utilizando a técnica da explicitação. A presença do computador-internet nas práticas de estudo, ao fazer parte do cotidiano desses estudantes, concorre por um lado para a produção de uma atenção saltitante e sem ritmo que se desdobra numa atenção suficiente e numa atenção dividida. Por outro lado, há indícios do surgimento de uma política cognitiva curiosa e desejosa de saber, que pode gerar diferentes resultados.

Keywords : práticas de estudo; cognição contemporânea; aprendizado da atenção; novas tecnologias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License