SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃOJUVENTUDES E PARTICIPAÇÃO: COMPREENSÃO DE POLÍTICA, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia & Sociedade

versão impressa ISSN 0102-7182versão On-line ISSN 1807-0310

Resumo

MEIRA, Everton Faria; PALASSI, Marcia Prezotti  e  SILVA, Alfredo Rodrigues Leite da. CONFIGURAÇÕES SUBJETIVAS DA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE DIRIGENTES DO PSDB/ES. Psicol. Soc. [online]. 2016, vol.28, n.2, pp.278-287. ISSN 1807-0310.  https://doi.org/10.1590/1807-03102016v28n2p278.

Este artigo tem por objetivo compreender as configurações subjetivas da participação política de dirigentes partidários do Partido da Social Democracia Brasileira no Espírito Santo - PSDB/ES. Adota-se uma abordagem histórico-cultural, associada à discussão sobre participação política em partidos políticos. Trata-se de um estudo de caso baseado na epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey (2003a). Os dados foram obtidos entre abril/2011 e março/2013, por meio de questionário, redação, observação participante, conversações grupais e individuais com dirigentes do PSDB/ES. Os resultados revelam configurações subjetivas da participação política singulares, construídas em torno de aspectos como: o constrangimento em assumir a participação política; sentir-se e não sentir-se dirigente; admirar ou criticar os quadros do partido; decepções com o sistema partidário brasileiro; desejo de adequações na gestão do partido e da política no Brasil. Conclui-se que motivações, barreiras e constrangimentos dos dirigentes geram ambiguidades, levando-os ao dilema entre participar (de maneiras distintas) ou não da política.

Palavras-chave : subjetividade; configurações subjetivas; participação política; partidos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )