SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Resultados do transplante cardíaco no paciente urgente - quem deve ser transplantado?Indicação do tratamento endovascular na dissecção de aorta do tipo B - Revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery

versão impressa ISSN 0102-7638

Resumo

YUAN, Shi-Min. Intervenções cardíacas fetais: atualização de opções terapêuticas. Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2014, vol.29, n.3, pp.388-395. ISSN 0102-7638.  https://doi.org/10.5935/1678-9741.20140099.

Objetivo:

Este artigo tem como objetivo apresentar opções terapêuticas atualizadas para cardiopatias congênitas fetais.

Métodos:

Os dados do presente estudo foram baseados em uma revisão abrangente da literatura a respeito de intervenções cardíacas fetais em termos de indicações, abordagens técnicas e resultados clínicos.

Resultados:

Cerca de 5% das cardiopatias congênitas fetais são críticas e a intervenção intrauterina oportuna pode aliviar a função cardíaca. Os candidatos para intervenções cardíacas fetais são limitados e podem incluir aqueles que são portadores de estenose valvar aórtica crítica com evolução para síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, atresia pulmonar com septo ventricular íntegro e com evolução da síndrome de hipoplasia do coração direito e síndrome de hipoplasia do coração esquerdo com septo atrial intacto ou altamente restritivo, bem como bloqueio cardíaco fetal. As opções preconizadas são a valvoplastia aórtica fetal, valvoplastia pulmonar, criação de comunicação interatrial e implante de marca-passos em fetos.

Conclusão:

Intervenções cardíacas fetais são viáveis na fase intermediária da gestação com sucesso técnico e sobrevivência fetal/pós-natal, sendo aprimorados gradualmente, devido, sobretudo, a uma equipe multidisciplinar bem treinada, equipamentos sofisticados e melhores cuidados no pós-natal.

Palavras-chave : Coração Fetal; Cardiopatias Congênitas; Prognóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )