SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Medidas automatizadas de psicrômetro de termopar aspirado versus não aspiradoAnálise da sensibilidade dos componentes da equação de Hargreaves - Samani para a região de Bebedouro - SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786

Resumo

SILVA, Mauricio Soares da et al. Análise comparativa da concentração de dióxido de enxofre via modelos regulatórios AERMOD e CALPUFF e monitoramento próximo às fontes de emissão da bacia aérea III - RMRJ. Rev. bras. meteorol. [online]. 2014, vol.29, n.2, pp.281-298. ISSN 0102-7786.  https://doi.org/10.1590/S0102-77862014000200011.

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) pode ser caracterizada como uma área afetada por diferentes e complexos mecanismos atuantes na dispersão de poluentes, e que vem sendo submetida a profundas transformações no cenário de emissões atmosféricas. Desta forma uma avaliação das atuais ferramentas indicadas pelos órgãos responsáveis na modelagem regulatória para a obtenção de novos licenciamentos ambientais se torna necessária, principalmente, devido ao atual debate da comunidade científica internacional a respeito do uso destas ferramentas. Nesse contexto, os modelos regulatórios de qualidade do ar AERMOD e CALPUFF tiveram seu desempenho avaliado numa aplicação para a RMRJ em condições de modelagem tipicamente aplicáveis para situações nas proximidades das fontes de emissão. As avaliações estatísticas demonstraram um melhor desempenho do CALPUFF para a Bacia Aérea III desta região, sendo os resultados de suas simulações mais conservadores e com uma tendência para superestimar as concentrações, enquanto os resultados do AERMOD apresentaram a tendência de subestimar as concentrações. Para todos os critérios de avaliação, os resultados do CALPUFF demonstraram ser mais realísticos para a estimativa das concentrações de dióxido de enxofre, quando submetidos às condições locais de dispersão durante o período analisado, indicando ser uma ferramenta adequada para uma melhor gestão da qualidade do ar na Bacia Aérea III da RMRJ.

Palavras-chave : Modelagem da qualidade do ar; avaliação de modelos regulatórios; AERMOD; CALPUFF; Bacia Aérea III; Rio de Janeiro; near field.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons