SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Estabilidade e estrutura da turbulência sob a influência de jatos de baixos níveis noturnos no sudoeste da amazôniaTendências anuais e sazonais nos extremos de temperatura do ar e precipitação em campina grande - pb índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

SALDANHA, Claudinéia Brazil et al. Comparação dos dados de precipitação gerados Pelo gpcp vs observados para o estado do rio grande do sul. Rev. bras. meteorol. [online]. 2015, vol.30, n.4, pp.415-422. ISSN 1982-4351.  http://dx.doi.org/10.1590/0102-778620140139.

Fontes alternativas de dados de precipitação têm se tornado cada vez mais usuais, possibilitando também uma avaliação de áreas com ausência de série longa e/ou continua de dados meteorológicos ou com baixa densidade de estações meteorológicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho das séries de dados do Global Precipitation Climatology Project (GPCP) para o Estado do Rio Grande do Sul e verificar a sua possível utilização na ausência de dados observados de precipitação. Nesse trabalho utilizaram-se séries mensais de precipitação do GPCP fornecidas pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) com uma resolução de 0,5° x 0,5° latitude-longitude, para o período de 1979 a 2010. As análises foram realizadas a partir da comparação com dados de precipitação de 22 estações meteorológicas localizadas no estado do Rio Grande do Sul. A partir dos resultados das análises estatísticas, observa-se que o GPCP apresentou um bom desempenho na região de estudo, com o coeficiente de correlação em torno de 0,81. Com isso, infere-se que os dados do GPCP podem ser utilizados como fonte alternativa de dados de precipitação, quando as séries temporais possuem períodos de falhas.

Palavras-chave : Chuva; estações meteorológicas; dados de plataforma; fontes alternativas; Rio Grande do Sul..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )