SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Distribuição Espacial dos Metadados Temporais e Qualidade dos Metadados Espaciais das Estações Hidrometeorológicas do Estado de Santa Catarina para ClimatologiaRegime de Vento na Serra do Mar - Rio de Janeiro, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Meteorologia

versão impressa ISSN 0102-7786versão On-line ISSN 1982-4351

Resumo

MELO, Maria Monalisa Mayara Silva et al. Tendências de Extremos de Temperatura e Precipitação nas Proximidades do Lago Artificial de Sobradinho, Brasil. Rev. bras. meteorol. [online]. 2018, vol.33, n.3, pp.426-440. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-7786333003.

A formação de lago artificial devido à construção de uma usina hidrelétrica causa impactos ambientais irreversíveis. Estudos associados a esses lagos artificiais para o semiárido brasileiro ainda são insuficientes. Assim, o objetivo deste estudo é fornecer novas informações sobre as tendências dos extremos climáticos, dependentes de temperatura do ar e precipitação, para a região do lago da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (UHS), através da análise dos índices de mudanças climáticas. Este estudo é particularmente importante para a região da UHS, pois as mudanças no microclima têm impactos significativos nos setores natural, social e econômico. Para as duas estações analisadas (Bebedouro-PE e Mandacaru-BA), não foi possível afirmar que a construção do lago artificial da UHS alterou o microclima local. Tendências de aumento na temperatura máxima, quantidade de dias quentes e amplitude térmica diária foram observadas. No entanto, o aumento desses índices não pode ser atribuído à formação do lago da UHS. A influência da TSM dos Oceanos Tropicais no comportamento temporal de alguns dos índices utilizados neste estudo pode ter contribuído para o aumento nos dias e noites quentes, temperatura máxima, amplitude térmica diária e dias secos consecutivos na região.

Palavras-chave : mudança climática; temperatura; precipitação; usina hidrelétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )