SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Determination of the Homogeneity and Tendency of Precipitations in the Tapajós River BasinSynoptic and Thermodynamic Analysis of Events with Thunderstorms for Alagoas State in a Period of 15 Years 1998-2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Meteorologia

Print version ISSN 0102-7786On-line version ISSN 1982-4351

Abstract

STEIDLE NETO, Antonio José  and  LOPES, Daniela de Carvalho. Influência de Aerossóis Atmosféricos na Evapotranspiração de uma Região Semiárida no Nordeste do Brasil. Rev. bras. meteorol. [online]. 2018, vol.33, n.4, pp.677-683. ISSN 1982-4351.  https://doi.org/10.1590/0102-7786334009.

O conhecimento das características de aerossóis atmosféricos nas escalas local e regional, suas modificações temporais e inter-relações com as variáveis meteorológicas são de grande importância, pois podem modificar o balanço de energia radiativa global. Esse estudo foi realizado para avaliar a influência de aerossóis na evapotranspiração de uma região semiárida no Nordeste do Brasil. Profundidade ótica de aerossol, radiação solar global, temperatura, umidade e velocidade do ar foram medidas na Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina, PE, durante dois anos consecutivos. Um modelo multivariado foi calibrado e validado para estimar a radiação solar global (Rglobal) com base em profundidades óticas de aerossóis (AOD) e radiação solar extraterrestre (R0). Estimativas da evapotranspiração de referência (ET0) foram obtidas pelo método de Penman-Monteith FAO. Os resultados confirmaram que maiores profundidades óticas de aerossóis tendem a diminuir a Rglobal e ET0. Ao contrário, menores profundidades óticas de aerossóis tendem a absorver menos radiação, aumentando a ET0. Para a região semiárida no Nordeste, a maioria dos desvios de ET0 foi menor que ±4%. Entretanto, maiores desvios foram também observados, contribuindo em torno de 30%, o que pode resultar em consequências relevantes no manejo de irrigação, balanço hídrico, zoneamento agroclimático, dentre outras atividades baseadas em estimativas de ET0.

Keywords : radiação solar; modelagem; forçante radiativa de aerossol; profundidade ótica de aerossol.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )