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Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

EISENBERG, Zena Winona. O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp.80-88. ISSN 0102-7972.  https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000100010.

A vida nas cidades modernas expõe a criança a inúmeros conceitos temporais abstratos: após o seu nascimento, a criança toma conhecimento da programação de atividades com horários específicos, a ordem em que ocorrem e sua duração. Neste estudo investigamos o desenvolvimento de conceitos temporais através da linguagem. Participaram do estudo 20 famílias e suas crianças de 36 a 65 meses de idade que foram recrutadas em creches e pré-escolas numa grande área metropolitana dos Estados Unidos. Pedimos às famílias que gravassem quatro conversas com suas crianças durante o jantar. Os resultados demonstram os diferentes papéis que pais e mães desempenham na negociação de conceitos temporais, assim como a importância do desenvolvimento verbal da criança para sua utilização de conceitos temporais.

Palavras-chave : Noção de tempo; Desenvolvimento da linguagem; Formação de conceito; Pensamento e linguagem.

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