SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Impacto do DSM-5 no diagnóstico de transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes com TDAH: um estudo de prevalênciaTradução e adaptação do Pay Attention - um programa de treinamento dos processos da atenção para crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972versão On-line ISSN 1678-7153

Resumo

VASCONCELLOS, Silvio José Lemos; SALVADOR-SILVA, Roberta; GAUER, Viviane  e  GAUER, Gabriel José Chittó. Traços psicopáticos em adolescentes e reconhecimento de emoções expressas pela face. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2014, vol.27, n.4, pp.768-774. ISSN 1678-7153.  https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427417.

Estudos recentes têm investigado a capacidade de psicopatas adultos e crianças com traços de psicopatia identificarem determinadas emoções expressas pela face. Resultados conclusivos quanto ao fato dos traços de psicopatia mostrarem-se associados a deficiências na capacidade de identificar emoções negativas, a exemplo de medo e tristeza, ainda não foram alcançados. O presente estudo comparou 20 adolescentes com traços de psicopatia e 21 adolescentes sem traços de psicopatia no que se refere à capacidade de reconhecer emoções expressas pela face em tempos de exposição de 200 milissegundos, 500 milissegundos e 1 segundo. As análises indicaram diferenças estatísticas significativas entre os dois grupos somente para o reconhecimento de medo em um tempo de exposição de 200 milissegundos. Esses achados são consistentes com outros estudos nesse campo e sugerem que o controle do tempo de exposição dos estímulos afetivos em pesquisas futuras pode ajudar a elucidar mecanismos subjacentes relacionados à deficiência, na esfera afetiva, de reconhecimento das expressões faciais em indivíduos com traços de psicopatia.

Palavras-chave : Traços de psicopatia; expressões faciais; emoções básicas; cognição social; psicopatia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )