SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Determinants of Chinese Foreign Direct Investment: Economic and Geopolitical AspectsOffensive Realist Theory of Defence Cooperation under Unipolarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

FERREIRA-PEREIRA, Laura C.; VIEIRA, Alena Vysotskaya Guedes  and  MELO, Francisco Silva de. A União Europeia como Ator na Vizinhança do Leste: O Caso da Ucrânia. Contexto int. [online]. 2014, vol.36, n.2, pp.487-517. ISSN 0102-8529.  https://doi.org/10.1590/S0102-85292014000200006.

O objetivo deste trabalho é analisar e discutir o protagonismo da União Europeia (UE) na sua vizinhança do Leste, visando demonstrar que as relações UE-Ucrânia têm sido instrumentais no aprimoramento da condição de ator internacional desta organização. Tomando como ponto de partida a conceitualização de actorness proposta por Bretherton e Vogler (2006), e sob o pano de fundo da evolução positiva que tem pautado as relações UE-Ucrânia, o presente estudo confirma estarem reunidos, no contexto dessa relação bilateral, os requisitos teóricos indispensáveis à caracterização da UE como ator internacional. Por um lado, no caso ucraniano, Bruxelas conseguiu maximizar as oportunidades abertas pelo sistema internacional, ao passo que tem sabido usar a atração que Kiev sente pelo modelo europeu (presença) como catalisador da influência da UE neste país. A evolução da relação bilateral é, igualmente, sintomática da capacidade da UE, quer na definição da Ucrânia como prioridade da sua atuação internacional, quer no empenhamento de uma diversidade de instrumentos políticos tendo em vista o estreitamento dessa relação (na ausência de uma perspetiva de adesão). Por fim, ficará demonstrado que iniciativas tais como a Parceria Oriental (PO) ou a Sinergia do Mar Negro (SMN) escapam ao modelo teórico de Bretherton e Vogler, configurando casos de aperfeiçoamento da assertividade internacional da UE.

Keywords : União Europeia; Ucrânia; Actorness; Vizinhança do Leste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )