SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The European Union Actorness in the Eastern Neighbourhood: The Case of UkraineUma Perspectiva de Longo Período sobre a Integração Latino-americana Vista pelo Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

REZENDE, Lucas Pereira. Teoria Realista Ofensiva de Cooperação em Defesa na Unipolaridade. Contexto int. [online]. 2014, vol.36, n.2, pp.519-548. ISSN 0102-8529.  https://doi.org/10.1590/S0102-85292014000200007.

A teoria realista ofensiva de cooperação em defesa na unipolaridade busca compreender: (1) a motivação dos Estados para cooperar em defesa; (2) as variáveis independentes que afetam a cooperação em defesa; (3) um modelo amplo de cooperação em defesa que possa ser replicado em diferentes regiões do mundo. Na unipolaridade, tentativas de alteração das balanças de poder regionais serão punidas pelo sistema. A forma como os Estados poderão maximizar o seu poder é a cooperação em defesa, que deve prover não apenas aumento da capacidade estatal individual, mas também elementos distributivos que não desencadeiem uma corrida armamentista no plano regional, nem um balanceamento offshorepor parte da potência unipolar. A teoria sugere que novos tempos exigem novas formas de maximização de poder.

Keywords : Teoria das Relações Internacionais; Cooperação em Defesa; Unipolaridade; Realismo Ofensivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )