SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Uma Perspectiva de Longo Período sobre a Integração Latino-americana Vista pelo BrasilIran Talks, from Words to Deeds. The Declaration of Tehran and the Geneva Joint Plan of Action in Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

RIBEIRO, Maria Clotilde Meirelles  and  BAIARDI, Amilcar. Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia: Refletindo Conceitos e Questões Contemporâneas. Contexto int. [online]. 2014, vol.36, n.2, pp.585-521. ISSN 0102-8529.  https://doi.org/10.1590/S0102-85292014000200009.

O artigo discute a cooperação internacional para o desenvolvimento no eixo da Ciência e Tecnologia (C&T), analisando questões cruciais contemporâneas e questões brasileiras específicas. Partindo de contribuições de relevantes autores, o trabalho focaliza os conceitos centrais de ciência, tecnologia e cooperação internacional em C&T, com distintas visões de especialistas em diferentes períodos. Na sequência, aborda tipologias da cooperação internacional, introduzindo uma reflexão sobre a técnica e a natureza humana, e sobre distinções entre “técnica” e “tecnologia”, bem como especificidades dos vetores da cooperação científico-tecnológica e da cooperação técnica. Prosseguindo, o artigo traz um breve histórico da trajetória da cooperação internacional em C&T, notadamente nos momentos demarcados pela Guerra Fria, aporta exemplos concretos e debate dilemas, oportunidades, riscos e desafios, bem como a realidade do Brasil diante deste instrumento da política externa dos governos.

Keywords : Ciência; Tecnologia; Cooperação; Política Externa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )