SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Iran Talks, from Words to Deeds. The Declaration of Tehran and the Geneva Joint Plan of Action in PerspectiveIdeias e Política Externa: As Relações do Brasil com o Terceiro Mundo durante o Governo Castelo Branco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

ROCHA, Antonio Jorge Ramalho da  and  PEREIRA, Mourão de Souza Sardo de Abreu. Iran Talks: Das Palavras aos Atos. A Declaração de Teerã e o Plano de Ação Conjunto de Genebra em Perspectiva. Contexto int. [online]. 2014, vol.36, n.2, pp.655-682. ISSN 0102-8529.  https://doi.org/10.1590/S0102-85292014000200011.

Este artigo analisa a Declaração de Teerã, de 2010, e o Plano de Ação Conjunto de Genebra, de 2013. Ao examinar as razões que explicam por que esses dois processos negociadores sobre o programa nuclear iraniano alcançaram resultados e repercussão tão distintos, o artigo tece considerações de ordem identitária e geopolítica sobre o papel do Irã na comunidade internacional, em particular no Oriente Médio. Aspectos específicos de política interna do Irã e dos Estados Unidos também influenciaram os resultados dos acordos, razão pela qual integram a análise. O argumento central aqui exposto é o de que em 2010 as condições políticas no ambiente internacional e nos dois Estados inviabilizaram a Declaração de Teerã, que constituiu uma oportunidade perdida de iniciar o processo de plena reinserção do Irã na comunidade internacional.

Keywords : Irã; Programa Nuclear Iraniano; Declaração de Teerã; Plano de Ação Conjunto de Genebra.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )