SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Da Abordagem Binária à Interseccional à Imbricada: Gênero em uma Perspectiva Decolonial e Diaspórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Contexto Internacional

versão impressa ISSN 0102-8529versão On-line ISSN 1982-0240

Resumo

OKECH, Awino  e  MUSINDARWEZ, Dinah. Construindo Alianças Feministas Transnacionais: Reflexões sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Contexto int. [online]. 2019, vol.41, n.2, pp.255-273.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 1982-0240.  https://doi.org/10.1590/s0102-8529.2019410200002.

Este artigo oferece reflexões sobre a natureza contemporânea da mobilização e organização feminista transnacional. Estas reflexões baseiam-se nas experiências da Rede de Mulheres Africanas de Desenvolvimento e Comunicação (FEMNET) de advocacia global e africana durante consultas sobre o desenvolvimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nós nos baseamos nas experiências da FEMNET de três maneiras. Um, para reexaminar alguns dos debates que moldaram o campo dos direitos das mulheres, o ativismo feminista ou a justiça de gênero na África e os legados duradouros desses discursos na advocacia política hoje. Dois, para analisar as políticas de construção do movimento, a influência do financiamento do desenvolvimento e como elas moldam discursos políticos e práxis sobre os direitos das mulheres e a justiça de gênero. Finalmente, problematizar a natureza da solidariedade feminista transnacional. Através dessas reflexões, pretendemos estabelecer conexões entre a bolsa de estudos sobre práxis feminista transnacional e o ativismo para destacar as lições que surgem de uma análise retrospectiva do que significa engajar-se na defesa de políticas feministas através de divisões geopolíticas.

Palavras-chave : África; feminismo; transnacional; construção de movimentos; ODS; advocacy.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )