SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 suppl.2A arte de redigir um trabalho científicoA escolha do periódico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Cirurgica Brasileira

versão impressa ISSN 0102-8650versão On-line ISSN 1678-2674

Resumo

HOCHMAN, Bernardo; NAHAS, Fabio Xerfan  e  FERREIRA, Lydia Masako. Fotografia aplicada na pesquisa clínico-cirúrgica. Acta Cir. Bras. [online]. 2005, vol.20, suppl.2, pp.19-25. ISSN 1678-2674.  https://doi.org/10.1590/S0102-86502005000800006.

A fotografia médica realizada de forma sistematizada e padronizada satisfaz plenamente a sua finalidade como documentação científica, principalmente em relação à sua reprodutibilidade. Uma documentação acurada é da inteira responsabilidade do autor de um trabalho, e é um pré-requisito obrigatório em publicações científicas. Na pesquisa da área cirúrgica, a Cirurgia Plástica tem estado na vanguarda da fotografia científica e, frequentemente, uma imagem torna-se mais significativa que a informação fornecida pela palavra escrita. Assim, este artigo visa transmitir os princípios desenvolvidos nessa especialidade às outras da área clínico-cirúrgica. É descrito o equipamento fotográfico básico para um pesquisador na área cirúrgica, e são propostos padrões de apresentação e posicionamento do paciente, assim como de sistematização fotográfica e enquadramento utilizando pontos de referência anatômicos. Essa padronização resulta numa fiel comparabilidade entre fotografias pré e pós-operatórias. Também são os tópicos como a documentação fotográfica intra-operatória, na Cirurgia Vídeo-Assistida, na fotogrametria computadorizada e na Cirurgia Experimental.

Palavras-chave : Fotografia; Processamento de Imagem Assistida por Computador; Antropometria; Fotogrametria; Documentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons