SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Consumo de alimentos industrializados por lactentes matriculados em crechesConcentrações plasmáticas de retinol em crianças e adolescentes obesos: relação com componentes da síndrome metabólica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Paulista de Pediatria

versão impressa ISSN 0103-0582versão On-line ISSN 1984-0462

Resumo

CAVAZZOTTO, Timothy Gustavo et al. Estado nutricional de crianças e adolescentes a partir do índice de massa corporal: concordância entre World Health Organization e International Obesity Task Force. Rev. paul. pediatr. [online]. 2014, vol.32, n.1, pp.44-49. ISSN 1984-0462.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822014000100008.

Objetivo:

Investigar a concordância entre dois critérios internacionais de classificação do estado nutricional de crianças e adolescentes.

Métodos:

Participaram do estudo 778 meninas e 863 meninos de seis a 13 anos. A massa corporal e a estatura foram mensuradas e utilizadas no cálculo do índice de massa corpórea. O estado nutricional foi classificado conforme os pontos de corte da World Health Organizatione da International Obesity Task Force.Avaliou-se a concordância por meio da estatística Kappa e do Kappa ponderado.

Resultados:

Para classificar o estado nutricional, a concordância observada entre os critérios foi superior para os meninos (índice Kappa de 0,77), em comparação às meninas (Kappa 0,61). O Kappa ponderado foi superior para os meninos (0,85), em comparação às meninas (0,77). Observou-se variação do índice Kappa conforme a idade. Ao se classificar o estado nutricional apenas em duas categorias - adequado (magreza + magreza acentuada + eutrofia) e excesso de peso (sobrepeso + obesidade + obesidade grave) -, o índice Kappa apresentou valores superiores aos da classificação em seis categorias.

Conclusões:

Observou-se concordância substancial entre os critérios, sendo maior no sexo masculino e variando conforme a idade.

Palavras-chave : índice de massa corporal; adolescente; estado nutricional; obesidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )