SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Prevalência e gravidade da sibilância no primeiro ano de vida no município de Santo AndréPerfil de crianças e adolescentes internados em Unidade de Tratamento de Queimados do interior do estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Paulista de Pediatria

versão impressa ISSN 0103-0582

Resumo

ARAUJO, Alisson; ROCHA, Regina Lunardi  e  ALVIM, Cristina Gonçalves. Adolescência e manejo da asma: a perspectiva dos assistidos na atenção primária à saúde. Rev. paul. pediatr. [online]. 2014, vol.32, n.3, pp.171-176. ISSN 0103-0582.  https://doi.org/10.1590/0103-0582201432304.

Objetivo:

Conhecer a influência das características da fase da adolescência no manejo da asma.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado no município de Divinópolis, região centro-oeste de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas orientadas por um roteiro de perguntas junto a sete adolescentes asmáticos atendidos na rede de atenção primária à saúde municipal.

Resultados:

Por meio da análise de conteúdo na modalidade temática foram construídas três categorias analíticas: 1) As relações familiares no tratamento da asma na adolescência; 2) O adolescente asmático e seu grupo; e 3) O papel da escola junto aos adolescentes asmáticos.

Conclusões:

Os resultados mostraram que o grupo de pares, a família e a escola devem ser mais valorizados pelos profissionais e pelos serviços de saúde, pois essas instâncias se relacionam intimamente com o adolescente e têm papéis importantes no tratamento da asma. A tentativa de atender às demandas do adolescente contribui para a melhoria do manejo da asma.

Palavras-chave : Asma; adolescente; atenção primária à saúde; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )