SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Vitamin D deficiency in pregnancy and its impact on the fetus, the newborn and in childhoodMetabolic effects of exercise on childhood obesity: a current view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582

Abstract

BACIL, Eliane Denise Araújo et al. Atividade física e maturação biológica: uma revisão sistemática. Rev. paul. pediatr. [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.114-121. ISSN 0103-0582.  https://doi.org/10.1016/j.rpped.2014.11.003.

OBJETIVO:

Analisar a associação entre atividade física (AF) e maturação biológica em crianças e adolescentes.

FONTES DE DADOS:

Fez-se uma revisão sistemática em abril de 2013 nos bancos de periódicos eletrônicos da PubMed/Medline, SportDiscus, Web of Science e Lilacs, sem restrição de período. Foram identificados 628 artigos potencialmente relevantes e dez preencheram os critérios de inclusão, ou seja, eram estudos transversais ou longitudinais, publicados em português, inglês ou espanhol e envolviam escolares de nove a 15 anos, de ambos os sexos.

SÍNTESE DOS DADOS:

Apesar da heterogeneidade dos estudos, foi possível identificar uma associação inversa entre AF e maturação biológica. A AF diminui com o aumento da idade cronológica e biológica em ambos os sexos. Os meninos tendem a praticar mais AF do que as meninas. Contudo, controlado o efeito da idade biológica, esdas diferenças entre sexos desaparecem. A associação entre AF e timing da maturação biológica varia entre os sexos. A variação no timing da maturação biológica parece ter efeito no tracking da AF em meninas adolescentes precoces. Os artigos desta revisão sugerem variáveis mediadoras (IMC, depressão, baixa autoestima e preocupações com o peso corporal) como potenciais explicativos da associação entre AF e maturação biológica.

CONCLUSÕES:

Observou-se que existe uma relação inversa entre AF e maturação biológica. Com relação ao tempo da maturação biológica, a AF diminui com o aumento da idade biológica e não apresenta diferenças entre os sexos e com relação ao timing da maturação biológica essa relação varia entre os sexos.

Keywords : Puberdade; Atividade motora; Crianças; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )