SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE ON SURGICAL TREATMENT OF CHRONIC RHINOSINUSITIS IN CHILDREN: WHAT IS THE BEST APPROACH?STATURE ESTIMATE OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY THROUGH SEGMENTAL MEASURES: A SYSTEMATIC REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582On-line version ISSN 1984-0462

Abstract

GOMEZ, Melisa Sofia et al. BABY-LED WEANING, PANORAMA DA NOVA ABORDAGEM SOBRE INTRODUÇÃO ALIMENTAR: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Rev. paul. pediatr. [online]. 2020, vol.38, e2018084.  Epub Jan 13, 2020. ISSN 1984-0462.  https://doi.org/10.1590/1984-0462/2020/38/2018084.

Objetivo:

Analisar a literatura científica referente ao desmame guiado pelo bebê (Baby-Led Weaning) por meio de revisão integrativa de literatura a fim de identificar riscos e benefícios.

Fonte de dados:

As bases de dados utilizadas foram: National Library of Medicine (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), US National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e a busca foi realizada em dezembro de 2017. Os critérios de inclusão estabelecidos foram publicações em inglês com o descritor “baby-led weaning” no título, resumo ou palavras-chave em artigos classificados como originais de natureza primária, disponibilizados online e na íntegra. Excluíram-se artigos de revisão, editoriais, cartas ao editor, comentários críticos e livros abordando o assunto, assim como artigos não disponíveis na íntegra e duplicatas.

Síntese dos dados:

Identificaram-se 106 artigos, dos quais 17 faziam parte do critério de seleção. O método Baby-Led Weaning teve associação significativa com a saciedade do bebê, início da alimentação complementar e adequação de ganho de peso. Já o engasgo e a ingestão de micronutrientes foram associados negativamente, contudo sem diferenças estatísticas.

Conclusões:

Apesar dos benefícios apontados, os riscos ainda merecem atenção por meio de pesquisas longitudinais controladas e randomizadas para fornecer mais segurança para a sua prática de forma exclusiva.

Keywords : Nutrição do lactente; Desmame; Comportamento alimentar; Métodos de alimentação; Saúde da criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )