SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38STATURE ESTIMATE OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY THROUGH SEGMENTAL MEASURES: A SYSTEMATIC REVIEWNEUROMUSCULAR FITNESS IN EARLY LIFE AND ITS IMPACT ON BONE HEALTH IN ADULTHOOD: A SYSTEMATIC REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Paulista de Pediatria

Print version ISSN 0103-0582On-line version ISSN 1984-0462

Abstract

SENA, Berilany dos Santos et al. EXCESSO DE PESO E FATORES ASSOCIADOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FENILCETONÚRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Rev. paul. pediatr. [online]. 2020, vol.38, e2018201.  Epub Mar 09, 2020. ISSN 1984-0462.  https://doi.org/10.1590/1984-0462/2020/38/2018201.

Objetivo:

Verificar a ocorrência de excesso de peso em crianças e adolescentes com fenilcetonúria e identificar possíveis fatores causais.

Fontes de dados:

Revisão sistemática realizada nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Publisher Medline (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os descritores “Phenylketonurias”, “Overweight”, “Child” e “Adolescent”. Foram incluídos artigos originais sobre crianças e adolescentes, publicados entre 2008 e 2018 nos idiomas português, inglês ou espanhol.

Síntese dos dados:

Foram identificados 16 artigos e, após aplicação dos procedimentos de seleção, 6 estudos foram selecionados para compor a revisão. O excesso de peso em crianças e adolescentes com fenilcetonúria foi evento frequente nos estudos incluídos na presente revisão, variando de 7,8 a 32,6%. Aponta-se o sexo feminino como o grupo mais acometido pelo distúrbio nutricional. O principal fator associado ao excesso de peso na população de interesse na população de interesse foi o consumo calórico elevado aliado à falta de estímulos para a prática de atividades físicas.

Conclusões:

O excesso de peso pode ser considerado um desfecho comum em crianças e adolescentes com fenilcetonúria, sendo ocasionado principalmente pelo consumo alimentar inadequado e pelo sedentarismo. Salienta-se a importância da identificação precoce de agravos nutricionais em crianças e adolescentes fenilcetonúricos, a fim de prevenir doenças crônicas associadas e promover a saúde, com incentivo à manutenção de hábitos alimentares saudáveis e à prática regular de exercícios físicos.

Keywords : Fenilcetonúrias; Sobrepeso; Criança; Adolescente; Revisão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )