SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número101Direitos sexuais e reprodutivos: percepção dos profissionais da atenção primária em saúdeAlterações corporais como fenômeno estético e identitário entre universitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104

Resumo

AMORIM, Delane Uchôa; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira; BRASIL, Eysler Gonçalves Maia  e  MAIA, Eyslane Gonçalves. Percepções e práticas de agentes comunitários de saúde sobre seu trabalho com adolescentes. Saúde debate [online]. 2014, vol.38, n.101, pp.254-226. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140023.

Objetivou-se descrever as percepções e as práticas de Agentes Comunitários de Saúde em seu trabalho junto a adolescentes. Trata-se de pesquisa qualitativa com o emprego de entrevista semiestruturada com 28 agentes da zona urbana de Iguatu-CE, em julho de 2011. Análise de dados conforme proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. Os agentes pesquisados definiram características da adolescência baseadas em conhecimentos e no senso comum. A atuação do agente ocorre durante as visitas domiciliares, por meio de escuta e encaminhamentos à unidade de saúde. A prática desses trabalhadores se pauta no encontro e na confiança, revelando a existência de importante caminho a ser investido na atenção primária aos adolescentes.

Palavras-chave : Agente comunitário de saúde; Adolescente; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )