SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número103Avaliação da Estratégia Saúde da Família: perspectiva dos usuários em Minas Gerais, BrasilAtenção Básica em Alagoas: expansão da Estratégia Saúde da Família, do Nasf e do componente alimentação/nutrição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104

Resumo

BELLO, Fabiana Maria de Aguiar; CARVALHO, Eduardo Freese de  e  FARIAS, Sidney Feitoza. Análise do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em Recife-PE. Saúde debate [online]. 2014, vol.38, n.103, pp.706-719. ISSN 0103-1104.  http://dx.doi.org/10.5935/0103-1104.20140065.

Neste artigo, analisa-se o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no município do Recife-PE, compreendendo e explicitando o contexto, o conteúdo, o processo e os atores envolvidos. Os resultados do contexto apontam para um alinhamento político existente entre os governos federal e municipal, dificuldades no período eleitoral municipal e subfinanciamento no setor saúde. O conteúdo fundamenta-se na garantia da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade da Atenção Básica. Os atores cooperaram para implementação e viabilidade do Programa. Observaram-se mudanças significativas no trabalho das equipes. Os elementos avaliados indicam um potencial transformador do programa.

Palavras-chave : Políticas públicas de saúde; Atenção Primária à Saúde; Avaliação de programas e projetos de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )