SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número103Atenção Básica em Alagoas: expansão da Estratégia Saúde da Família, do Nasf e do componente alimentação/nutriçãoPolítica, atenção primária e acesso a serviços de Média e Alta Complexidade em pequenos municípios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104

Resumo

COSTA, Juliana Pessoa et al. Resolubilidade do cuidado na atenção primária: articulação multiprofissional e rede de serviços. Saúde debate [online]. 2014, vol.38, n.103, pp.733-743. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140067.

Objetivou-se discutir a resolubilidade do cuidado em saúde na atenção primária a partir dos discursos de profissionais que atuam nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf ), nos municípios de Maracanaú e Fortaleza, ambos no estado do Ceará. Os resultados indicam que os profissionais relacionam resolubilidade à ação realizada por uma equipe multiprofissional, com produção de vínculo e autonomia no processo de trabalho. No entanto, a rotatividade dos profissionais, a centralidade no trabalho médico e a insuficiente utilização da contrarreferência no fluxo de serviços são entraves no cotidiano da atenção primária.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Resolução de problemas; Assistência à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )