SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número103Resolubilidade do cuidado na atenção primária: articulação multiprofissional e rede de serviçosProdução e registro de informações em saúde no Brasil: panorama descritivo através do PMAQ-AB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104

Resumo

SANTOS, Daniela Lacerda  e  RODRIGUES, Paulo Henrique de Almeida. Política, atenção primária e acesso a serviços de Média e Alta Complexidade em pequenos municípios. Saúde debate [online]. 2014, vol.38, n.103, pp.744-755. ISSN 0103-1104.  https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140068.

O artigo analisa o encaminhamento de pacientes de pequenos municípios para serviços de saúde de Média ou Alta Complexidade. Nos pequenos municípios, as instituições políticas do clientelismo e do mandonismo interferem no encaminhamento dos pacientes, sendo importante inquirir como estas instituições condicionam o acesso dos pacientes da saúde da família de pequeno município àqueles serviços. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, usando o referencial do neoinstitucionalismo histórico, entrevistas, observação assistemática, análise documental e de dados quantitativos sobre a rede de serviços e a população. Os resultados mostraram que a oferta insuficiente de serviços facilita a intermediação clientelista dos mesmos.

Palavras-chave : Política; Atenção Primária à Saúde; Acesso aos serviços de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )