SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 special issueThe public-private mix and the hospital financing arrangements in BrazilThe ambiguity-conflict model as tool for the analysis of Pharmaceutical Services challenges in João Pessoa, Paraíba, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Saúde em Debate

Print version ISSN 0103-1104On-line version ISSN 2358-2898

Abstract

ALMEIDA, Ana Paula Santana Coelho  and  LIMA, Luciana Dias de. O público e o privado no processo de regionalização da saúde no Espírito Santo. Saúde debate [online]. 2015, vol.39, n.spe, pp.51-63. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.5935/0103-1104.2015S005187.

Objetivou-se analisar as relações público-privadas no processo de regionalização do sistema de saúde no Espírito Santo. Trata-se de estudo comparado de duas regiões de saúde com base em dados secundários e entrevistas semiestruturadas. Identificaram-se dois padrões predominantes de relações público-privadas - interdependente e sem conflitos; e múltiplos arranjos com conflitos - que influenciaram diferentes dimensões da regionalização. Destacam-se como condicionantes dos padrões observados: a trajetória de conformação do sistema, a estrutura de oferta de serviços, as formas de atuação da corporação médica, e das organizações filantrópicas e o modo de condução da regionalização pelo Estado.

Keywords : Regionalização; Sistemas de saúde; Políticas; planejamento e administração em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )