SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número113Abandono de tratamento: itinerários terapêuticos de pacientes com HIV/AidsPrevalência de fragilidade em uma população de longevos na região Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

LOPES, Alexandre Gomes; PEREIRA, Antônio Carlos; FONSECA, Emílio Prado da  e  MIALHE, Fábio Luiz. Irregularidades sanitárias na promoção comercial em rótulos de produtos para lactentes e os riscos para a saúde. Saúde debate [online]. 2017, vol.41, n.113, pp.539-552. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-1104201711315.

Regulamentações sanitárias para crianças e lactentes buscam controlar estratégias mercadológicas que estimulam o consumo de certos produtos. Na investigação realizada em pontos de venda, verificou-se heterogeneidade na frequência de falhas na rotulagem de bicos, chupetas e mamadeiras em várias marcas. Deficiências nas informações sobre o controle de fabricação e os aspectos de proteção ao aleitamento natural indicam uma conduta intencional das marcas líderes para a manutenção dessa situação, que pode ser agravada pela falta de monitoramento periódico da rotulagem e promoção comercial pela vigilância sanitária, implicando risco de desmame precoce e outros problemas de saúde durante a primeira infância.

Palavras-chave : Controle de qualidade; Chupetas; Mamadeiras; Rotulagem de produtos; Vigilância sanitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )