SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialO apoiador local como ator estratégico na implementação do QualiSUS-Rede: engenheiros de conexão?Usos e influências de uma avaliação: translação de conhecimento? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

FIGUEIRO, Ana Cláudia et al. Avaliação da Rede Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública - Teias: inovação e produtos em questão. Saúde debate [online]. 2017, vol.41, n.spe, pp.290-301. ISSN 2358-2898.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042017s21.

O sistema de saúde requer inovações em processos e produtos para melhoria da gestão, da atenção e do estado de saúde da população. Nesse sentido, implementou-se a Rede Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP-Teias/Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz), voltada para criação de produtos inovadores para o território de Manguinhos, Rio de Janeiro. A avaliação da rede objetivou mapear os produtos dos projetos como Inovação em Saúde Pública. Considerou-se que os conceitos 'Inovação' e 'Produtos de saúde pública' estavam insuficientemente definidos nos documentos e entendimento de gestores e pesquisadores. Esse fato se mostrou relevante para a não entrega dos produtos acordados, sendo as publicações científicas entendidas como principal produto de pesquisa.

Palavras-chave : Avaliação da pesquisa em saúde; Inovação; Rede social; Síntese de produtos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )