SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número especial 2Avaliação da implantação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica no estado da BahiaO trabalho em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família: uma difícil integração? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

GUIMARAES, Jane Mary de Medeiros et al. Paradigmas e trajetórias tecnológicas em saúde: desafios da inovação no cuidado da diabetes. Saúde debate [online]. 2018, vol.42, n.spe2, pp.218-232. ISSN 2358-2898.  https://doi.org/10.1590/0103-11042018s215.

No setor da saúde, a incorporação de inovações tem contribuído para um aumento da demanda por serviços públicos, bem como por tecnologias e materiais utilizados na prestação de serviços de saúde. Um dos segmentos que mais pressionam os serviços em termos da incorporação de seus produtos é a indústria farmacêutica. Este estudo tem como objetivo descrever as trajetórias tecnológicas no segmento de medicamentos para a diabetes lançados no Brasil entre 1998 e 2012. Essas drogas representam uma importante proporção de gastos com medicamentos no País. Ao empregar uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, este estudo buscou responder às seguintes perguntas: houve mudanças nas trajetórias tecnológicas aqui consideradas ao longo do referido período de tempo? As inovações incorporadas no País têm sido de natureza incremental ou radical? Quais são as evidências que apoiam as mudanças de direção? À luz dos dados coletados a partir de uma variedade de bases de dados, foi possível verificar que os medicamentos contra a diabetes introduzidos durante esse período representaram inovações incrementais em relação às trajetórias tecnológicas aqui consideradas.

Palavras-chave : Inovação; Difusão de inovações; Diabetes Mellitus; Hipoglicemiantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )