SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número122‘Saco vazio não para em pé’: Programa Bolsa Família e mortalidade por desnutriçãoA Rede de Atenção Psicossocial sob o olhar da complexidade: quem cuida da saúde mental? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Saúde em Debate

versão impressa ISSN 0103-1104versão On-line ISSN 2358-2898

Resumo

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira; BARROS, Aluísio Jardim Dornellas de  e  MINAYO, Maria Cecília de Souza. Caminhos da internacionalização dos periódicos de saúde coletiva. Saúde debate [online]. 2019, vol.43, n.122, pp.875-882.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 2358-2898.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912217.

Esse texto teve como objetivo apresentar caminhos para que o meio editorial em saúde coletiva incremente a visibilidade das revistas brasileiras no exterior. Sinteticamente, essas medidas são: publicação dos artigos em inglês; indexação dos periódicos nas principais bases de dados internacionais (PubMed, Scopus, Web of Science etc.); inclusão das revistas nos repositórios on-line internacionais (SciELO, PMC, Europe PMC etc.); adoção de sistema de gestão editorial em inglês, permitindo a comunicação entre autores, editores e revisores de diferentes países; adoção de licença de direitos de cópia, permitindo a divulgação dos artigos publicados em repositórios individuais e institucionais. Muitas dessas sugestões já vêm sendo implantadas, e várias revistas no Brasil já avançaram no trajeto assinalado. Essas diretrizes implicam custos adicionais e empenho editorial. A produção de uma revista científica com impacto internacional não deveria ser responsabilidade apenas dos editores e dos autores. É fundamental que as agências de fomento à pesquisa criem fontes sustentáveis de financiamento e de internacionalização para as revistas brasileiras de reconhecido mérito.

Palavras-chave : Publicações periódicas; Resumos e indexação como assunto; Saúde global.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )