SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Relationship between character strengths and personality traitsPsychometric properties of the Subjective Well-Being Scale using the Rating Scale Model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

On-line version ISSN 1982-0275

Abstract

ZAIA, Priscila; NAKANO, Tatiana de Cássia  and  PEIXOTO, Evandro Morais. Escala de Identificação de Características de Altas Habilidades/Superdotação. análise da estrutura interna. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2018, vol.35, n.1, pp.39-51. ISSN 1982-0275.  https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100005.

As diversas formas de identificação das Altas Habilidades/Superdotação têm sido amplamente discutidas na literatura. O presente estudo objetivou investigar as evidências de validade da estrutura interna de uma escala de autorrelato para identificação de características associadas ao tema. A amostra constituiu-se de 276 estudantes de ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos, sendo 60,0% do sexo feminino. O instrumento respondido foi a primeira versão desta escala composta por 44 afirmações relacionadas ao tema. O procedimento de Análise Fatorial Exploratória apresentou uma solução de dois fatores, os quais explicariam 40,4% da variância total. O primeiro fator foi chamado de Características Socioemocionais e o segundo, Características Cognitivas. Os resultados corroboram a literatura científica, a qual compreende o construto como multidimensional, incluindo atributos que vão além do âmbito intelectual.

Keywords : Superdotados; Análise fatorial; Autorrelato; Validade do teste.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )