SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Scale for Identification of Characteristics of Giftedness: Internal structure analysisMemory and intellectual styles: Performance of students with learning disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

On-line version ISSN 1982-0275

Abstract

CARVALHO, Lucas de Francisco; ZANON, Cristian; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo  and  FERREIRA-RODRIGUES, Carla Fernanda. Propriedades psicométricas da Escala de Bem-Estar Subjetivo pelo Rating Scale Model. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2018, vol.35, n.1, pp.53-63. ISSN 1982-0275.  https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100006.

A Psicologia Positiva vem ganhando espaço no cenário mundial e um dos primeiros construtos estudados no Brasil foi o bem-estar subjetivo. Este estudo teve como objetivo verificar as propriedades psicométricas da Escala de Bem-Estar Subjetivo, aplicando o Rating Scale Model, da Teoria de Resposta ao Item, de forma independente, a cada componente da escala. Especificamente, verificou-se evidências de validade com base na estrutura interna e coeficientes de fidedignidade por consistência interna. Para tanto, utilizou-se um banco de dados com 182 sujeitos, estudantes universitários de ambos os sexos, com idades entre 18 e 57 anos (M = 24,6 anos). Os resultados mostraram que os três fatores da Escala de Bem-Estar Subjetivo apresentam evidências de unidimensionalidade. Além disso, apenas uma categoria de resposta de um dos fatores não funcionou conforme o esperado. Verificou-se que os participantes tenderam a endossar com maior facilidade os itens de afetos positivos, enquanto a menor média de theta foi com os afetos negativos. As implicações desses achados em relação à qualidade psicométrica do instrumento são discutidas.

Keywords : Teoria de resposta ao item; Escala de bem-estar subjetivo; Precisão do teste; Validade do teste.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )