SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Psychometric properties of the Subjective Well-Being Scale using the Rating Scale ModelMaternal coping with Down Syndrome. Identifying stressors and coping strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

On-line version ISSN 1982-0275

Abstract

INACIO, Francislaine Flâmia; OLIVEIRA, Katya Luciane de  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Memória e estilos intelectuais. desempenho de alunos com dificuldade para aprender. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2018, vol.35, n.1, pp.65-75. ISSN 1982-0275.  https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100007.

O estudo sobre as questões relacionadas ao processamento da informação se faz necessário para entender alguns dos aspectos explicativos das alterações na aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi avaliar a memória e os estilos intelectuais nos alunos do ensino fundamental com diagnóstico de dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar. Foram avaliados, individualmente, 370 alunos de escolas públicas. Utilizou-se o teste Figuras Complexas de Rey e o Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado II. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar no item memória. No inventário de estilos houve diferenças significativas entre os três grupos. A memória apresentou correlação negativa com o estilo conservador. A diferença entre os grupos e a correlação entre os instrumentos apontaram para a necessidade de pensar em pesquisas que avaliem essas variáveis nos grupos com diagnóstico.

Keywords : Transtorno de falta de atenção com hiperatividade; Psicologia cognitive; Dislexia; Avaliação educacional; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )