SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue1Maternal coping with Down Syndrome. Identifying stressors and coping strategiesThe dead and wounded in the “war on drugs”. A criticism of the prohibitionist paradigm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Psicologia (Campinas)

On-line version ISSN 1982-0275

Abstract

BRANCO, Marília Souza Silva  and  LINHARES, Maria Beatriz Martins. O estresse tóxico e seu impacto no desenvolvimento na perspectiva da Teoria do Ecobiodesenvolvimento de Shonkoff. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2018, vol.35, n.1, pp.89-98. ISSN 1982-0275.  https://doi.org/10.1590/1982-02752018000100009.

O desenvolvimento é caracterizado por mudanças quantitativas e qualitativas, que são ordenadas e sequenciais. No entanto, este pode ser acometido por adversidades, alterando seu curso típico. O estudo teve por objetivo realizar uma revisão sobre o conceito de estresse tóxico utilizado na Teoria do Ecobiodesenvolvimento de Shonkoff e analisar seus impactos no desenvolvimento humano. Foram realizadas buscas no PubMed, onde foram identificados 12 artigos conceituais para análise, no período de 2000 a 2013. Os resultados foram categorizados em eixos temáticos. A teoria proposta por Shonkoff visa elucidar quais os impactos do estresse no desenvolvimento infantil, baseando-se em outras teorias do desenvolvimento. O estresse tóxico é uma ativação prolongada do corpo como resposta do sistema de estresse, que pode gerar, consequentemente, prejuízos neurobiológicos e psicológicos. As propostas de intervenções mostraram-se eficazes para minimizar os efeitos negativos desse tipo de estresse, assim como prover suporte aos cuidadores das crianças.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Saúde; Estresse.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )