SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1Fundamentos éticos da esfera discursiva da imprensa no Brasil: um jogo de epígrafes e memórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Trabalhos em Linguística Aplicada

versão On-line ISSN 2175-764X

Resumo

LADEIRA, Wânia Terezinha  e  SILVA, Elaine Luzia da. Estratégias discursivo-interacionais de construção de identidade de consumidor em audiências de conciliação. Trab. linguist. apl. [online]. 2011, vol.50, n.1, pp.11-26. ISSN 2175-764X.  https://doi.org/10.1590/S0103-18132011000100001.

O presente estudo investiga a construção de identidade que emerge da produção discursiva dos consumidores nas audiências de conciliação de um Juizado especial Cível de relações de Consumo de uma cidade mineira. a partir de teorias da Sociolinguística interacional e da utilização de técnicas da análise da Conversa, gravamos quatro audiências em áudio e analisamos a construção de identidade de consumidor por meio de seus relatos nas audiências. A análise dos dados confirmou a riqueza de construções identitárias nas narrativas analisadas. Percebemos que os reclamantes constroem suas identidades a fim de se posicionarem como vítimas e posicionarem o seu oponente como vilão. Para isso, as estratégias mais frequentes por eles utilizadas são: a exploração de um grande número de repetições, a utilização de termos extremos e a incorporação de diferentes categorias identitárias.

Palavras-chave : identidade; produção discursiva; audiência de conciliação; estratégias discursivo-interacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons