SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Impactos socioeconômicos do cultivo de camarão marinho em municípios selecionados do Nordeste brasileiroO comércio potencial brasileiro de carne bovina no contexto de integração regional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003On-line version ISSN 1806-9479

Abstract

GAMEIRO, Augusto Hauber  and  GAMEIRO, Mariana Bombo Perozzi. O arroz no varejo e os fatores que influenciam o dispêndio das famílias consumidoras. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2008, vol.46, n.4, pp.1043-1065. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/S0103-20032008000400006.

Apesar da idéia consagrada de que arroz é uma commodity e, portanto, pouco passível de diferenciação, há um grande número de produtos, com variação de tipo, classe, padrão, embalagem, marca etc. Observa-se significativa variabilidade nos preços, tanto entre diferentes marcas, fabricantes, lojas, como também para um mesmo produto, em um curto intervalo de tempo. Diante dessas constatações, questiona-se qual o efeito da estratégia de compra de arroz por parte dos consumidores sobre seus dispêndios. Este trabalho utiliza modelos matemáticos para simular o processo de decisão de compra dos consumidores com diferentes perfis de preferência, diante dos produtos nas gôndolas dos supermercados em uma cidade no estado do Rio Grande do Sul e outra em São Paulo.

Keywords : Arroz; marca; varejo; preferência; consumidor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License