SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue4Política pública de agroindustrialização na agricultura familiar: uma análise do Pronaf-AgroindústriaValoração econômica dos efeitos internos da erosão: impactos da produção de soja no cerrado piauiense author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003

Abstract

MATTOS, Leonardo Bornacki de; LIMA, João Eustáquio de; LIRIO, Viviani Silva  and  CAMPOS, Antônio Carvalho. Modelos de cointegração com um ou dois limiares: uma aplicação para o preço do frango inteiro resfriado em mercados atacadistas no Brasil. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2010, vol.48, n.4, pp.597-617. ISSN 0103-2003.  https://doi.org/10.1590/S0103-20032010000400005.

A maioria dos estudos de integração de mercados que utiliza a técnica de cointegração com threshold não se preocupa em testar qual o número de regimes de ajustamento de preços é o mais adequado. Neste estudo, utiliza-se um procedimento para determinar o número de regimes estatisticamente indicado para diferentes mercados regionais de carne de frango no Brasil, no período de janeiro de 1998 a junho de 2007. Os resultados mostram que, para um grupo de mercados, o modelo com dois regimes é o mais indicado, enquanto para os demais mercados, o modelo com três regimes é o que melhor se ajusta. Constata-se a presença de significativas barreiras à transmissão de choques de preços entre os mercados, o que provavelmente resulta de custos de transação não desprezíveis na comercialização da carne de frango.

Keywords : Integração de mercados; cointegração com threshold; custos de transação; teste de linearidade; carne de frango.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License