SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Economic governance of property rights: comparative analysis on the collection of royalties in genetically modified soybean seeds índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003

Resumo

OLIVEIRA, Leidy Diana Souza de; LIMA-FILHO, Dario de Oliveira  e  WATANABE, Eluiza Alberto de Morais. Nível de desenvolvimento e tecnologia de distribuição de alimentos em países selecionados. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2013, vol.51, n.1, pp.09-24. ISSN 0103-2003.  https://doi.org/10.1590/S0103-20032013000100001.

Este artigo tem como objetivo comparar os sistemas de distribuição de alimentos em países com diferentes níveis de desenvolvimento. Especificamente: i) identificar padrões de demanda e analisar as características do mercado de alimentos; ii) verificar as relações entre a estrutura dos sistemas varejistas de alimento e padrões econômicos, sociais, culturais e prevalecentes de compra e iii) identificar as estratégicas adotadas pelos varejistas. Para tanto, foi efetuada uma revisão em estudos prévios disponíveis. Os países estudados foram: renda alta (Estados Unidos e Reino Unido); renda média-alta (África do Sul e Brasil); renda média-baixa (China e Guatemala) e renda baixa (Madagascar e Vietnã). Os resultados mostram a existência de importantes diferenças no desenvolvimento do varejo de alimentos entre os países analisados. Revelam, ainda, que qualidade e variedade dos produtos são fatores importantes na estratégia de varejo em países de renda alta e média-alta; nos países de renda média-baixa e baixa destaca-se o preço dos alimentos. A principal implicação é o impacto que os supermercados causam em todos os elos das cadeias agroindustriais.

Palavras-chave : Tecnologia varejista; internacionalização do varejo; distribuição de alimentos; globalização varejista; supermercado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons