SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número2Análise de Cointegração com Threshold nos Mercados Exportadores de Mel Natural no BrasilQuebras Estruturais Sistêmicas e Efeito Threshold na Dinâmica dos Preços do Boi Gordo: o caso das regiões Sudeste e Centro-Oeste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

LAURENTI, Antonio Carlos; PELLINI, Tiago  e  TELLES, Tiago Santos. Evolução da Ocupação e do Rendimento das Pessoas no Espaço Rural Brasileiro no Período de 2001 a 2009. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2015, vol.53, n.2, pp.321-342. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-9479005302008.

Na última década do século XX constatou-se uma crescente diversificação na composição ocupacional e um lento crescimento da população rural brasileira em idade ativa. O objetivo deste estudo é apresentar, para o período de 2001 a 2009, as principais tendências de ocupação e rendimento das pessoas residentes no meio rural brasileiro. A partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e com base em um modelo de regressãolog-linear, foram analisadas as variações na população, no rendimento, no rendimento médio e no índice de Gini. Constatou-se que, não obstante o declínio na PEA rural ocupada na agricultura mercantil, a população rural brasileira se manteve estável devido, principalmente, à expansão da PEA com ocupação não agrícola. A mudança no perfil do meio rural brasileiro foi mais evidente no âmbito do rendimento das pessoas. Tais tendências se associaram à diversificação da composição ocupacional, ao aumento do poder aquisitivo, à redução na desigualdade econômica e da informalidade na relação de emprego. A continuidade dessas tendências pode fazer com que, na área rural, a ocupação e renda das atividades agrícolas sejam superadas pelas oriundas de atividades não agrícolas. Portanto, há necessidade de readequação das iniciativas de desenvolvimento rural.

Palavras-chave : PEA rural; ocupação agrícola; ocupação não agrícola; PNAD; índice de Gini..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )