SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4O Programa Brasileiro de Biodiesel e o Risco Associado ao Preço da Mamona em Irecê, BahiaImpactes do Preço da Água na Agricultura no Perímetro Irrigado do Vale de Caxito, author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003On-line version ISSN 1806-9479

Abstract

SIMOES, Elsa Barbosa; SANTOS, Ana Cristina Agulheiro  and  LUCAS, Maria Raquel. Qualidade Instrumental e Sensorial de Papaia Produzida em Cabo Verde, e Análise Crítica da Sua Importação. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2015, vol.53, n.4, pp.683-698. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-9479005304007.

O estudo teve por objectivo fazer a caracterização dos atributos de qualidade de duas variedades (Solo e Local) de papaia produzida em Santiago, Cabo Verde, e definir os atributos que os distribuidores procuram. Foram realizadas avaliações físico-químicas, sensorial e um estudo de mercado. Os parâmetros avaliados foram o peso, cor interior e exterior, textura, espessura da polpa, pH, acidez titulável, SST, fez-se avaliação sensorial a aplicação de um questionário aos importadores de papaia. Os parâmetros SST, Acidez, pH e peso variam significativamente com as variedades, sendo as papaias da variedade Local mais pesadas. A textura varia em função dos graus de maturação, a firmeza apresenta uma diminuição ao longo do amadurecimento, na deformação percebe-se um decréscimo com o avançar da maturação, nos parâmetros de cor interna e externa as diferenças encontram-se na interação entre Variedade e Estado de maturação. A variedade Solo foi mais valorizada na avaliação sensorial assim como no preço, certificação/selo qualidade e doçura pelos distribuidores.

Keywords : Papaia; Avaliação da qualidade; Importação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )