SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3Convergência da Produtividade Agropecuária do Sul do Brasil: uma análise espacialAs Famílias Pluriativas e Não Agrícolas no Rural Brasileiro: condicionantes e diferenciais de renda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

COSTA, Rodolfo Ferreira Ribeiro da  e  COSTA, Genivalda Cordeiro. Pobres no Campo, Ricos na Cidade? Uma Análise Multidimensional da Pobreza. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2016, vol.54, n.3, pp.537-560. ISSN 1806-9479.  http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790540308.

O objetivo deste trabalho é identificar se existe uma relação entre os níveis de pobreza rural e urbano. Para isso, primeiramente foi auferido o patamar de pobreza para ambos os espaços, baseado na definição de pobreza multidimensional, admitindo, portanto, que as carências em saúde, renda, educação e moradia são componentes fundamentais para mensuração das privações. A abordagem utilizada para o indicador de pobreza multidimensional foi a lógica fuzzy, enquanto que a análise de dependência entre os indicadores foi desenvolvida através da função Cópula. Os dados remetem as áreas rurais e urbanas dos 5.565 municípios brasileiros em 2010. Por um lado, verificou-se que aquelas áreas rurais com maiores carências se fazem presentes na região Nordeste, por outro, nos espaços urbanos, a situação mais preocupante é a da região Sudeste. Por fim, a análise de dependência entre os indicadores sugere uma relação negativa, indicando que, quando a pobreza rural se agrava, aquela relacionada à zona urbana torna-se mais branda.

Palavras-chave : Pobreza multidimensional; Rural; Urbano; Fuzzy; Cópula.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )